terça-feira, 4 de agosto de 2009

Antes da aventura...

Sou enfermeira, funcionária pública federal e municipal na cidade do Rio de Janeiro. Casada com um engenheiro francês, vivíamos muito bem na cidade maravilhosa. No início de 2009, após ser engolido pelo sistema burocrático brasileiro e com fechamento de sua empresa, meu marido aceitou nova proposta de trabalho na Guiana Francesa para contrato de 3 anos. Iniciamos os preparativos para a nova vida na Guiana, lugar totalmente desconhecido por mim. Solicitei licença sem vencimento no serviço público. Dei entrada no pedido de visto para Guiana no consulado da França no Rio, pois apesar de ser casada com francês é necessário visto para entrar na Guiana. Em primeiro de julho viajei para França para ir em agosto de mudança para Guiana. Parecia que seria muito fácil a adaptação antes de partir para o Departamento DOM/TOM (que inclui a Guiana), os dias na França seguiam perfeitos. Verão em Paris, passeios e compras, não tinha idéia do que me esperava...rs
No sábado, dia primeiro de agosto, seguimos para o aeroporto Charles de Gaulle. Já na área de embarque para Guiana comecei a observar as pessoas que aguardavam para o mesmo voo. Fui informada na hora do embarque que meu visto estava errado. O policial verificou e liberou o embarque indicando que havia um problema no passaporte. Nove horas de voo, num avião lotado, serviço de bordo ruim, viagem cansativa e, ao chegar na Guiana, tivemos a confirmação de que o visto estava errado. Ficamos aguardando um tempo considerável até que o policial nos liberasse com a orientação que eu deveria solicitar a carte de séjour com urgência. Já sabia que não seria fácil minha vida na Guiana....

0 comentários:

Postar um comentário

Baú