segunda-feira, 10 de agosto de 2009

E lá se vai a primeira semana...

Os primeiros dias anunciavam que minha estadia por aqui seria um tanto pouco agradável. Até aterrorizante, diria. Contudo, a primeira semana se foi, os medos diminuíram e o cenário ficou menos assustador. Já consigo sair sozinha caminhando pelos arredores do apart-hotel. No final de semana fomos a Cacao, uma vila que fica à mais ou menos 120 km de Kourou. Muito simpática por sinal. É habitada por Hmong, refugiados que chegaram à Guiana na década de 70, fugidos da guerra do Vietnã. Engraçado que esses refugiados chegaram no Brasil e foram rejeitados pelo governo ditatorial da época. Hoje em Cacao, os Hmongs sobrevivem basicamente da agricultura e pesca. Eles promovem aos domingos uma feira de artesanato e culinária oriental. É impressionante como faz sucesso o lugar. Particularmente gostei, parece que a gente se transporta pra Ásia... Hoje outra experiência me surpreendeu por aqui. Saí pra caminhar um pouco e comprar umas coisinhas no mercado. Na volta errei o caminho e tive que passar por uma área que não conhecia. Primeiro vi uma pequena favela com casinhas de madeira, bem pequeninas, muitas crianças brincando na terra e muita pobreza também. Meu marido tinha me contado que havia uma favela na época que esteve em Kourou, mas que o governo local tinha retirado e construído casas populares. Pelo que percebi, eles apenas construíram casas melhores na frente e esconderam a favela atrás. Continuei caminhando, tentando achar o caminho certo pra casa, e ouvi pessoas cantando. A música vinha de uma igreja. Me aproximei, a igreja estava cheia, as pessoas cantavam e dançavam, parecia um culto africano. Era tão bonito... Me emocionei com o que vi... Pena não ter filmado...

0 comentários:

Postar um comentário

Baú